Dia dos Finados
"Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos." 1
De acordo com a Bíblia, durante a vida, conforme as escolhas que fazemos, o nosso destino eterno fica definido. As escolhas de pecar condenam-nos e ("Pois o salário do pecado é a morte..." - Romanos 6:23a) e a decisão de colocar a nossa fé em Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas resgata-nos, definitivamente, da morte eterna ("... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." - Romanos 6:23b). Ou seja, depois de partirmos desta vida, o nosso destino eterno está selado e não irá depender de qualquer ação ou iniciativa que aqueles que cá ficam poderão vir a fazer por nós.
Jesus contou uma história que ilustra este carácter definitivo dos nossos destinos eternos, em Lucas 16:19-31: "Havia um certo homem rico, contou Jesus, que se vestia elegantemente e vivia todos os dias no prazer e no luxo. Um mendigo, chamado Lázaro, cheio de doenças, costumava estar deitado à sua porta. Desejava comer ao menos as sobras da mesa desse rico, mas só tinha cachorros que vinham lamber-lhe as feridas. Um dia, o mendigo faleceu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. Também o rico morreu e foi sepultado. Ali, no inferno, viu Lázaro lá longe com Abraão.
- Pai Abraão, gritou, tem misericórdia de mim! Manda Lázaro vir ter comigo, nem que seja para molhar a ponta do dedo em água e refrescar-me a língua, pois estou atormentado nestas chamas!
- Filho, respondeu-lhe Abraão, lembra-te de que durante a tua vida tiveste tudo quanto querias, enquanto Lázaro nada teve! Ele está aqui a ser consolado e tu estás em tormentos. Além disso, há um grande abismo que nos separa e que ninguém pode transpor.
- Ó pai Abraão, manda-o a casa de meu pai, retorquiu o rico, pois tenho cinco irmãos e é preciso avisá-los para que não venham para este lugar de sofrimento quando morrerem.
Mas Abraão declarou-lhe:
- Têm as Escrituras de Moisés e dos profetas. Ouçam os seus avisos!
- Não, pai Abraão! Se alguém de entre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.
- Se eles não ouvem Moisés e os profetas, não ouvirão nem mesmo alguém que se levante de entre os mortos."
A banda de Hard Rock cristão Whitecross, fundada em 1985, transpôs de forma brilhante esta história para o seu tema de 1991, "No second chances".
Comentários
Enviar um comentário