"O diabo é o pai do rock"

Imagem de: http://culturanordestina.blogspot.com/
Menos de dois meses depois do "Ar de Rock à Fé" ter começado, surgiu o primeiro comentário (esperado desde o primeiro dia) sobre a atribuição da paternidade do Rock and Roll ao diabo. Quando pedi uma referência bíblica que sustentasse esta afirmação, o internauta disse que não havia nenhum texto bíblico (como é natural).

A Bíblia fala de um só "descendente" do diabo - a mentira. Ao dirigir-se aos Fariseus, Jesus disse "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." - João 8:44. Atribuir ao diabo a paternidade de qualquer outra coisa que não seja a mentira, a falsidade, o engano, é dar-lhe um poder criador de que ele nunca dispôs.

O Rock e todos os demais estilos musicais são como tudo na vida: podem ser bem usados, para a edificação e para a bênção, ou podem ser mal usados, para a destruição e maldição. Se é certo que, em alguns contextos, o Rock surge associado ao consumo de drogas, à imoralidade sexual e à violência, também é certo que pode ser usado para dar glória a Deus, para a expressão saudável dos nossos sentimentos e para a construção de comunidade. 

Se é possível dizer que algumas letras, de algumas músicas Rock, incitam a comportamentos que Bíblia desaprova, o que dizer das letras de outras músicas, em outros estilos musicais, bem mais aceites pelas franjas mais tradicionalistas, que incitam à traição (disfarçada de "amor"), à mentira (a tal que é a verdadeira filha do diabo) e à vingança (cantada como "justiça")? Se o Rock incita à violência, o que dizer da popular canção infantil "Atirei o pau ao gato"?!

Se um automóvel pode ser usado como instrumento de destruição e morte, por um um louco que o lança sobre uma multidão, isso fará dos automóveis "filhos do diabo"? Será que, por isso, os "crentes verdadeiros" deveriam deixar de usar automóveis? Será que deveríamos deixar de usar medicamentos, porque há quem os use para tirar a sua própria vida? Será que deveríamos deixar de usar facas, porque há quem as use para matar o seu semelhante?

A Bíblia não apresenta o diabo como um ser assustador, com um tridente, cornos e uma cauda pontiaguda. Nem sequer como um qualquer "terrível" homem do Rock, vestido de cabedal e correntes e com pinturas na cara. Em vez disso, a Bíblia diz: "(...) porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." - 2 Coríntios 11:14 Quando ele nos consegue convencer de que está onde, na verdade, não está, já venceu meia batalha.

Será que isto significa que todo o Rock é bom? Todo o Rock edifica? De modo nenhum! Como em tudo na vida, é necessário ter critério, saber escolher, aprender a filtrar. Paulo diz "Examinai tudo. Retende o bem." - I Tessalonicenses 5:21. É possível encontrar bom Rock and Roll tanto entre as bandas e artistas que se declaram como cristãos, como entre aqueles que não o fazem. É preciso termos sensibilidade, espírito crítico, sabedoria e não cedermos aos preconceitos alimentados pelo medo, ignorância e prepotência.

A banda norte-americana de hard rock cristão Crystavox, fundada em 1989, declarava "Está tudo bem, com o Rock and Roll", no seu tema de 1990 "It's All Right (to Rock 'n' Roll)".


Letra em Inglês

Feelin' hot like a fever when it's comin' on strong.
Shaken all over 'cause it won't be long.

When you feel the Spirit comin' like thunder and rain.
Fall down on your knees and watch Him heal your pain.
Are you ready? Are you ready?

Moving' to the left and movin' to the right.
There's only one way to rock, and we can do it tonight.

So put your hands in the air and let's reach for the sky.
You'll get a little bit of heaven if you give it a try.

Warm and gettin' ready it's our turn to prove.
That we're here to rock steady. Get into the groove.
Cause it's all right, to Rock 'n' Roll.

Turn it up, turn it up if you cannot hear the sound.
If you don't understand the reason Satan's more than got you bound.

Fools don't worship and they reap what they sow.
So put your hands together and we'll let them know . . .
(That we're)

Warm and gettin' ready it's our turn to prove.
That we're here to rock steady. Get into the groove.
Cause it's all right, to Rock 'n' Roll.

Cause it's all right to break a traditional mold.
Cause it's all right to cross over, He's paid the toll.
OOO It's all right to worship loud and bold.
Yes it's all right for the Church to Rock 'n' Roll.

Your Moma's all right. Your Daddy's all right. 
But it don't feel right until you Rock 'n' Roll
And it's all right to Rock 'n' Roll.
It is all right to Rock 'n' Roll.


Letra em Português

Sentes-te quente como uma febre quando está forte.
Abalado porque não vai demorar.

Quando sentes o Espírito a vir como trovão e chuva.
Ajoelha-te e observa-O a curar a tua dor.
Estás pronto? Estás pronto?

Movendo-te para a esquerda e movendo-te para a direita.
Há apenas uma maneira de rock, e podemos fazê-lo hoje à noite.

Então levanta as mãos e vamos alcançar o céu.
Terás um pedaço do céu se tentares.

Quente e a ficar pronto, é a nossa vez de provar.
Que estamos aqui para balançar firme. Entra no ritmo.
Porque está tudo bem, Rock 'n' Roll.

Aumenta, aumentae se não conseguires ouvir o som.
Se não entendes a razão pela qual Satanás está mais do que amarrado.

Os tolos não adoram e colhem o que plantam.
Então coloca as tuas mãos juntas e vamos avisá-los. . .
(Que nós estamos)

Quentes e a ficar prontos, é a nossa vez de provar.
Que estamos aqui para balançar firme. Entra no ritmo.
Porque está tudo bem, Rock 'n' Roll.

Porque está tudo bem em quebrar um molde tradicional.
Porque está tudo bem em atravessar, Ele pagou o preço.
OOO Está tudo bem em adorar alto e ousado.
Sim, está tudo bem para a Igreja fazer Rock 'n' Roll.

A tua mãe está bem. O teu pai está bem.
Mas não parece certo até que tu faças Rock 'n' Roll
E está tudo bem com o Rock 'n' Roll.
Está tudo bem com o Rock 'n' Roll.

Comentários

  1. O artigo é interessante mais eu acho que eu tenho a minha opinião, o existe é entre uma diferença entre Rock sécular e o ROCK cristão, Rock sécular promove não só letras sobre o amor, paz , mais também promove palavras de ordem e palavras torpes como xingamentos e palavrões e invocação maligna, só que o Rock Cristão ele é diferente ele transmite amor, paz e com temáticas cristãs voltadas diretamente para Deus . É um texto interessante mais eu discordo, o diabo ele não é o Pai do Rock, o diabo ele é o pai da mentira, o rock ele é estilo e também gênero musical, João 8:44 no final do versículo diz que o diabo ele é o pai da mentira ele é enganador e acusador , vale lembrar que o Rock Cristão surgiu em 1950 começou nós Estados Unidos e em 1970 chegou no Brasil, o Rock Cristão ele é o agente transformar de vidas , Todas as coisas foram criadas por ele e sem ele nada foi feito se fez , João fala não só sobre o verbo e sim fala a mesma ilustração de Gênesis sobre Criação, então vejo que há um preconceito sobre esse estilo dizendo que é do diabo, manifestação maligna e satânica e nós precisamos combater contra as obras do diabo e vamos usar o Rock como ferramenta Evangelística para pregar o evangelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu contributo. De facto, o Rock pode ser uma excelente ferramenta para o testemunho e partilha do Evangelho.

      Eliminar
  2. Vou fazer um resumo sobre o Rock Cristão ele surgiu nos anos de 1950 e 1970 que tem uma sonoridade de música que fala a respeito de sua mensagem e a sua palavra abriram espaços e estilos como : Hard Rock, New metal, Punk Hardcore, Metal core , Doom , umblack metal, Black metal, alternativo, Sinfônico, e etc...

    ResponderEliminar
  3. Sobre o título o diabo é o pai do rock pra mim o diabo ele não é o pai do rock ele é o pai da mentira, o Rock ele é gênero e estilo musical, usamos esse estilo musical para pregar o evangelho através do nosso testemunho de vida para alcançar muitas vidas.

    Que Deus abençoe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! O título é simplesmente aquilo que muitas pessoas dizem. Não é o que acreditamos, conforme esperamos que tenha ficado claro no artigo.

      Eliminar
  4. Podiam acrescentar aí os alemães Savior Machine, os finlandeses Golden Resurection ou até os sul Coreanos Jeremy, entre muitos outros.
    Já agora. Rock é um gênero musical. Não há boa nem má música. Música são sons e silencios juntos em harmonia, notas e espaços em branco numa pauta.
    Não há boas nem más músicas,.
    O que há são más palavras e más letras.
    Muitas bandas fazem boas músicas com más letras.
    Graças a Deus, temos muito por onde escolher.
    Continuem com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo contributo positivo e pelas sugestões de bandas!

      Eliminar
    2. Entretanto, pesquisei um pouco sobre as bandas que sugeriste e já tenho um tema dos Jeremy e um dos Golden Resurrection (Suécia), em "fila de espera" para serem publicados. Em relação aos Savior Machine, só encontrei uma banda de Los Angeles, EUA. Podes dar mais alguma referência da banda alemã, por favor? Obrigado!

      Eliminar

Enviar um comentário